Resiliência: uma capacidade do ser humano

Demonstração de resiliência iliustrada na imagem em que uma menina de pé na floresta ajuda um menino caído no chão a se levantar, estendendo a mão.

A resiliência é a capacidade que o ser humano tem para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, geralmente negativas, que causem algum desconforto, dor emocional ou prejuízo, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações difíceis.

Um exemplo válido para pensarmos sore a eficácia da resiliência é a COVID-19, que entrou nas nossas vidas de forma repentina e provavelmente fará que seja impossível retornar para o mundo que conhecíamos anteriormente, uma vez que muitas mudanças, prejuízos emocionais e econômicos se farão presentes nas vidas das pessoas e todos nós teremos que nos adaptar a isso!

Para vivenciar momentos como esse, é necessário utilizar toda resiliência que temos para ser possível nos encaixar nesse novo mundo que está chegando e lidar com as situações adversas que ele trará.

Podemos citar algumas estratégias importantes para ter resiliência, como: ter um propósito de vida, já que isso estimula o indivíduo a conseguir perseverar mesmo em meio às dificuldades; buscar sempre o auto conhecimento para poder, dessa forma, identificar e compreender os motivos que uma situação te afeta tanto, sendo possível, então, lidar com elas. Uma estratégia válida também é saber identificar o lado positivo das coisas, uma vez que de tudo é possível tirar um aprendizado.

Para finalizar, é importante salientar que sempre que houver qualquer dificuldade significativa  para lidar com situações adversas, e sofrimento emocional e psicológico, é hora de buscar ajuda! A resiliência é um fator que todo ser humano tem a capacidade de aprender e desenvolver.

4 comentários em “Resiliência: uma capacidade do ser humano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: