A família e a educação infantil

A família e a educação infantil

Logo nos anos iniciais de vida temos contato com as primeiras informações, os primeiros contatos com o mundo e com as pessoas, e passamos a interagir na sociedade. A família permite que a educação infantil aconteça de forma orgânica, antes mesmo de ser submetida a instruções formais, adquiridas na escola e demais instituições a que possa pertencer.

Com o passar do tempo, o papel da família e da criança na sociedade mudou significativamente,  e esse processo ainda está em constante alteração. A instituição familiar atualmente está sendo criada de diversas formas, não mais somente formada pela estrutura tradicional de pai, mãe e filhos.

Hoje o conceito de família se torna mais amplo, e pode ser composta por padrastos e madrastas, famílias formadas apenas com a presença do pai ou da mãe e dos filhos, e ainda famílias unipessoais, aquelas que existem a partir de uma única pessoa, entre outras.

Outro fator que trouxe uma importante mudança na estrutura familiar é o aumento das mulheres no mercado de trabalho e atualmente, a crescente realidade do home-office, onde pais e mães acabam tendo mais tempo em casa. Mas isso significa mais tempo com os filhos? Infelizmente, não necessariamente.

Mesmo se modificando, a família sempre será vista como base para o processo de crescimento do indivíduo, em todos os aspectos, pois é neste grupo que todos nós temos os primeiros contatos com o afeto, os valores e as normas, e isso permanece ao longo da vida.

A escola, assim como a família, também passou, e ainda passa, por diversas transformações e adequações. Hoje ela não apenas transmite o saber, mas atrela às suas, responsabilidades que deveriam ser supridos pela família, uma vez que muitos pais creditam à escola o papel de formador do ser, responsabilizando as instituições de ensino a totalidade da educação de seus próprios filhos.

Na verdade, aprendizagem e laços afetivos têm certa relação, mas é importante distinguir a função de cada um. Ainda que família e escola devem trabalhar em conjunto, nunca um deve assumir o lugar do outro no desenvolvimento do indivíduo.

A família como ambiente acolhedor

O importante é ter claro que o desenvolvimento cognitivo saudável depende, inevitavelmente, de um ambiente propício e saudável, e se a criança tiver um suporte e acolhimento familiar, esse processo ocorrerá de forma muito mais produtiva, pois o vínculo familiar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Afinal, passar tempo de qualidade em família, ter a oportunidade de brincar com os adultos de referência, conversar e receber afeto não é um capricho, é uma necessidade, pois através desses estímulos afetivos é que a criança vai criar as possibilidades mais assertivas para desenvolver suas habilidades sociais, de raciocínio lógico, de linguagem, entre outras importantes funções cognitivas.

Para finalizar, não se esqueça: você pai, mãe ou responsável tem, sim, papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e em todo processo de aprendizagem de uma criança. E agora, com todas as possibilidades tecnológicas, a tendência será cada vez mais obtermos um aumento do número de pessoas com a oportunidade de trabalhar em casa e, assim, podendo passar mais tempo com os filhos e com a família.

E porque não utilizar esse tempo com qualidade? Aproveito o espaço para indicar uma nova plataforma de histórias infantis com uma proposta muito interessante para o alcance desse objetivo. A Freestory. Trata-se de um site que possibilita acesso à histórias infantis em áudio, e permitem a interação familiar no ambiente do lar, com a certeza de que é o local mais seguro para o desenvolvimento intelectual, cognitivo, cultural e social da criança, além de proporcionar o trabalho de aspectos como disciplina, coragem, resiliência, afeto e amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: