O que mais uma pandemia pode causar?

O que mais uma pandemia pode causar

2020 foi um ano inimaginável para a grande maioria das pessoas. A chegada brusca de uma pandemia mundial, trouxe para muitos a perda do emprego, a mudança da rotina, a perda de pessoas próximas em consequência da Covid-19, enfim, várias situações difíceis, que fica impossível contabilizar ou prever quais efeitos negativos essa situação pode trazer.

Serão descritas aqui, algumas questões que merecem atenção, pois elas podem ser consequências das vivências de uma pandemia mundial, que podem causar prejuízos importantes aos indivíduos, se não forem tratados e acompanhados adequadamente.

Para iniciar falando do que mais uma pandemia pode causar, podemos pensar nos “sentimentos colaterais” que o distanciamento social e o risco de contrair uma doença pode trazer.

Sentimentos Colaterais do Distanciamento Social e da Pandemia

Sentimentos, como ansiedade, depressão, vontade de comer o tempo todo, falta de vontade e motivação para fazer as coisas, e outros sentimentos deste tipo, sabidamente podem ocorrer.

Mas o distanciamento social pode causar outros problemas também. Enter eles citamos o sedentarismo, a diminuição do interesse do convívio social, um nível de estresse mais elevado, agravado pela diminuição das opções de lazer a da convivência com as pessoas que ama, além da sensação de estar sempre sujo quando se está fora do ambiente “seguro”, e também a vontade de higienizar-se o tempo todo e manter a distância das pessoas.

Término de relacionamentos amorosos e divórcios podem também ser consequências do distanciamento social, que força as pessoas a ficarem somente em seu convívio familiar ou círculo mais próximo.

Vale citar, ainda, os comportamentos de procrastinação, gerados pelo pensamento de “estou em casa, mesmo; depois eu faço isso”. E, por fim, o aumento de consumo de álcool, e o agravamento de vícios, como cigarro, drogas ilícitas, e comida, como forma de aliviar a tensão causada pelo estresse de ficar em casa, ou pela ocorrência pandemia e seu necessário distanciamento social.

Existe um dado importante, que demonstra que os casos de denúncia de violência doméstica pelo Disk 180 subiu 40% durante a pandemia em comparação ao mesmo mês de 2019.

Esse dado mostra uma situação alarmante, não só por ser um número muito alto, mas por sugerir que muitas pessoas estão vivendo diversas dificuldades graves durante essa pandemia – que está durando muito mais tempo do que podíamos imaginar -, e que situações que já eram ruins, podem ter se intensificado e agravado.

É possível concluir, então, que os impactos causados pela vivência de uma pandemia podem ser muito mais profundos do que  podemos imaginar, ou daquilo que consta nos relatórios oficiais sobre saúde pública, já que afeta outras áreas da vida e do comportamento humano.

Trata-se de situação nunca antes vivenciada por ninguém desta geração, e quando ela se instalou, todos acharam que dentro de um ou dois meses tudo iria se resolver. Mas como o ser humano geralmente tem dificuldades para lidar com situações desconhecidas e que fogem do controle, o impacto de tudo isso pode ser devastador.

Para finalizar, ressalto que, baseada na Teoria Cognitivo Comportamental, o que importa não é a situação vivida, mas sim a forma que a interpretamos e lidamos com ela. Por isso, é possível, sim, tirar aprendizados positivos importantes, e alguma forma de crescimento através dessa experiência.

O lado positivo

Se avaliarmos o outro lado da situação, vemos que houve boas notícias também, como no setor de vendas online, que apresentou um crescimento de 81%, um alto índice de faturamento no mercado de e-commerce no Brasil.

A necessidade de adaptação abriu muitas novas oportunidades de trabalho e de cursos no mundo digital, por exemplo. Houve também uma ampliação no uso da tecnologia para diversos profissionais autônomos, e um grande número de pessoas descobriram habilidades internas, ou aprenderam novas atividades, que noutro contexto, jamais pensariam em executar.

Por isso, ao invés de computar apenas pontos negativos à pandemia, que realmente são muitos, devemos avaliar de que forma podemos tirar algum proveito de toda aprendizagem que ela pode nos proporcionar. Afinal, toda adversidade possui seu lado positivo, basta o poder de cada um para usar sua resiliência, e buscar o que de bom essa experiência pode trazer para a sua vida.

2 comentários em “O que mais uma pandemia pode causar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: