A Inteligência Emocional: benefícios e estratégias de estimulação

Inteligência Emocional: benefícios e estratégias de estimulação

Podemos iniciar, descrevendo o próprio conceito de inteligência emocional. Afinal, o que é inteligência emocional?

Inteligência Emocional é uma capacidade assertiva para administrar as próprias emoções e também compreender as emoções das outras pessoas. Quem a possui, é capaz de construir relações saudáveis, pensar, sentir e agir de forma mais consciente, e tem menor chance de deixar as emoções controlarem sua vida, atitudes e comportamentos.

Geralmente, uma pessoa inteligente emocionalmente domina muitos benefícios. Ela possui um autoconhecimento satisfatório, e sabe ouvir seus próprios sinais. O controle emocional, a autoestima também possuem um papel importante no desenvolvimento da inteligência emocional, e principalmente a empatia.

Sim! A capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa e compreender empaticamente o que ela está sentindo, é um dos pilares do desenvolvimento da inteligência emocional, uma vez que, tendo essa capacidade diminuída, o indivíduo possuirá dificuldades para compreender o outro, e compreender também, a ele mesmo.

Dentre esses benefícios, podemos citar ainda, um melhor gerenciamento de conflitos diante das pressões do dia a dia; uma comunicação mais eficiente, maior controle de reações impulsivas e posteriores arrependimentos; a persistência diante de obstáculos e maior motivação para enfrentá-los, desenvolvimento de relações interpessoais mais saudáveis e duradouras, dentre muitos outros.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida e estimulada durante ou em qualquer momento da vida, e a psicoterapia clínica pode ajudar muito neste processo, mas quando estimulada e desenvolvida  na infância, os benefícios para o indivíduo são ainda maiores.

A inteligência emocional na infância

De acordo com J. Beck (1997), as crenças centrais ou nucleares são desenvolvidas na infância através das interações do indivíduo com outras pessoas significativas e da vivência de muitas situações que fortaleçam essa ideia. E essas crenças determinarão em grande parte, a forma como nos compreendemos e compreendemos o mundo.

Portanto, a inteligência emocional, seu desenvolvimento e estimulação, são iniciados na infância e se não estimulados, a criança poderá se tornar um adulto pouco assertivo emocionalmente.

Mas afinal, como podemos estimular a inteligência emocional nas crianças?

De forma geral, os pais devem mostrar interesse pelos problemas dos filhos, ajudá-los na resolução dos mesmos, e a descrever seus sentimentos em palavras, para que ele aprenda a nomear e aceitar como legítimas, essas emoções. Além disso, é essencial mostrar seus limites, permitir que ele vivencie frustrações que são inevitáveis, e ensiná-lo até onde vai seu limite emocional estimulando sempre o respeito e a empatia em situações de conflito.

Atividades que promovam um reconhecimento dos próprios sentimentos e muito diálogo pode auxiliá-los a desenvolver senso crítico, relacionar conceitos, ter mais empatia nas relações e, principalmente, entender as implicações e consequências de um ato errado.

Procure levar sempre a criança a refletir sobre os fatos, estimulá-lo a se colocar no lugar do outro mediante a um conflito, e algumas frases muito usadas como, “ engole esse choro”, “meninos não choram”, “ vai gritar para lá”, acabam ensinando a criança que vivenciar os sentimentos ruins, é uma coisa negativa e muitas vezes até, punitiva. Isso pode aumentar ainda mais as dificuldades para lidar com os mesmos.

Passar tempo de qualidade com seus filhos, mostrar a eles que são amados, que seus sentimentos são importantes e acolhe-los em momentos de crise, dizendo que compreende o que ele está sentindo, que isso é natural e que existem formas melhores de lidar com esses sentimentos ruins, certamente vai estimular uma inteligência emocional significativamente importante na vida do seu filho, e ele se tornará um adulto mais assertivo, mais empático e emocionalmente mais inteligente.

Um comentário em “A Inteligência Emocional: benefícios e estratégias de estimulação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: