A importância de contemplar e observar com atenção o que está à nossa volta.

A importância de contemplar e observar com atenção o que está à nossa volta.

Você já parou uns minutinhos do seu dia para apenas observar as coisas ao seu lado e contemplar?

O exercício de observar atentamente o que está ao nosso redor e simplesmente contemplar, são ferramentas que nos levam à resiliência.

Temos a necessidade de contemplar

É muito raro encontrar atualmente alguém que esteja com a saúde mental em perfeitas condições, especialmente por conta da pandemia.

O Coronavírus gerou outro surto mundial: a pandemia de saúde mental, que afetou ainda mais pessoas que o próprio vírus.

São milhões de pessoas atingidas diariamente com a enfermidade, ou pelo noticiário, ou ainda com a triste informação e que um amigo ou parente faleceu.

O que fazer, então, diante de um cenário tão amedrontador e aterrador, principalmente porque não sabemos quando será o fim?

A vacina trouxe um profundo alívio para muitas pessoas, e a esperança da vacinação em massa fez ressurgir alguns bons sentimentos.

Entretanto, a pandemia ainda não acabou, e só no Brasil, mais de meio milhão de pessoas perderam a suas vidas num prazo de um ano e meio.

Situações assim exigem de nós algo que muitos não têm a resiliência, que já falamos bastante por aqui, no nosso portal.

Inclusive, você encontra diversos artigos sobre o tema, como o que trata das 04 dicas que podem te ajudar a suportar as demandas na pandemia.

Resiliência como fruto da contemplação

Você já ouviu falar no termo contemplação? Sabe do que se trata?

De acordo com o dicionário Oxford Languages, contemplar é:

Agora que compreendeu o significado do termo, você conseguiria me responder se já teve um momento de contemplação hoje?

Ou melhor, você conseguiria responder a si mesmo quando foi a última vez que se permitiu um momento de contemplação?

Você observa a chuva enquanto ela cai na terra, regando o solo, ou simplesmente reclama dela?

O calor do sol te desanima para trabalhar ou pegar a estrada, ou é um fator que te faz querer abrir a janela do quarto e observar o canto dos pássaros?

O pôr-do-sol é somente um fenômeno diário, e que te lembra que a noite fria e escura está chegando, ou é um motivo para sair de casa e contemplar?

Parar um pouco para contemplar e observar atentamente as coisas ao seu redor, podem fazer bem à sua saúde mental.

E, logicamente, se faz bem à sua mente, isso reflete naturalmente em seu corpo também.

Testemunho pessoal da contemplação

Um certo dia, aproveitando uma tarde fria de inverno a partir da janela de minha casa, percebi algo que há muito me chamava a atenção.

Eu percebi uma linda e sensível cachoeira a alguns metros do meu quarto, que há tempos eu ouvia, mas não sabia que estava ali.

O som calmo e sereno me fazia relaxar à noite, onde o silêncio é mais profundo, mas eu não sabia do que se tratava exatamente.

E como havia chovido, o volume da água aumentou o barulho da queda e, ao abrir a janela, percebi que se tratava de uma cachoeira.

A natureza me cumprimentava todos os dias, mas eu não dava respostas à ela. Só pude abraçá-la quando parei para contemplar.

A contemplação e a observação atenta das coisas nos faz perceber aquilo que está ao nosso lado, e que muitas vezes não damos valor.

Parar uns minutinhos para observar a chuva e o frio, e contemplar a cachoeira, mudaram a minha tarde fria em um momento aconchegante.

Esse fato ocorreu poucas horas após receber a notícia de que a atleta profissional, e quatro vezes medalha de ouro na Olimpíadas, Simone Biles, da seleção de ginástica artística dos EUA desistiu de competir nas finais da Tóquio 2020.

Simone afirmou que não iria competir porque precisava cuidar de sua saúde mental, vai contrário, poderia prejudicar o time.

Para muitos o ato da atleta pode ter sido como desespero ou fraqueza. Para mim, como profissional de saúde mental, foi umaatitude de coragem e extrema responsabilidade para com a equipe, suas companheiras, seu treinador e seu país.

Quantas vezes é preciso que você pare para respirar, observar e contemplar, sem se preocupar com o julgamento das pessoas, sejam elas seus familiares, amigos, colegas de trabalho, colaboradores, sócios, patrocinadores, ou qualquer outra posição que ocupem em sua vida.

A coragem de Simone Biles é inspiradora, e nos lembra que nossa saúde mental e a manutenção da qualidade de nossas emoções, com equilíbrio e resiliência, são nossa prioridade.

Como uma habilidade que pode ser aprendida e treinada, a resiliência também vem a partir de parar um pouco para contemplar.

Minha dica a você é: pare uns instantes, ainda que sejam breves, e aproveite para contemplar a vida. Você observará mudanças profundas em seu interior.

Um comentário em “A importância de contemplar e observar com atenção o que está à nossa volta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: